Atendimento via Whatsapp

Toque para acessar

Cursos e Tratamentos de Apometria

A cincia comprova: o pensamento negativo faz mal para a sade

Sade: pensamentos negativos

Você sabia que ao reclamar com frequência está destruindo a sua saúde? A medicina nos dias de hoje comprova isso e o mais surpreendente é que você pode de fato mudar a sua realidade por meio dos seus pensamentos.

Sinapses que disparam juntas se conectam

Sinapses são estruturas que estão presentes no nosso cérebro e agem como transmissores de mensagens que geram pensamentos, fala e movimento. Quando surge um pensamento na sua mente, uma sinapse automaticamente se conecta com outra por meio de um movimento químico. Para simplificar este processo e torná-lo mais fácil de entender, é nada mais que um sinal elétrico que cria uma espécie de ponte no seu cérebro.

Toda vez que isso acontece, as sinapses crescem juntas e a distância entre elas é reduzida. Com isso, o sinal elétrico surge muito mais rápido. Dessa forma, surge o pensamento que remodela o seu cérebro. Portanto, atenção aos pensamentos.

O caminho mais curto leva à vitória

As sinapses que se formam com mais força no cérebro são aquelas relacionadas à sua personalidade - sua inteligência, atitudes e adaptabilidade em diversas situações. Além disso, determinam quais são os seus pensamentos mais acessíveis, que exercem grande influência na sua conversação.

Quanto mais o pensamento se repete na sua mente, mais perto você traz as sinapses. Portanto, o pensamento que ganha a corrida dentro da sua mente é aquele que tem a distância mais curta entre as sinapses. Com isso em mente, direcione o seu pensamento para coisas positivas!

Aceitação x arrependimento, impulso x desejo, amor x medo

Sempre que a oportunidade surge por meio de uma reação provocada por um pensamento, geralmente encaramos as seguintes escolhas: amor contra medo; aceitação contra arrependimento, impulso contra desejo; e otimismo contra pessimismo.

Ao pegar o primeiro exemplo, você pode escolher por amar a tudo e todos e deixar de lado a sua necessidade de ter controle. Se aceitar tudo na sua vida pela perspectiva do amor e deixar o excesso de controle de lado, você verá que não há nada a temer.

De acordo com a filosofia budista, o universo é um lugar onde se encontram o sofrimento e o caos, assim como nossas tentativas de exercer controle sobre tudo que se passa dentro dele, mas isso é inútil.

Praticar a aceitação, naturalmente de forma a deixar fluir a vida, vai te dar uma sensação de agradecimento pela experiência e lição vivida. Dessa forma, as sinapses no seu cérebro que representam o amor estarão mais fortalecidas e assim evita-se as sinapses relacionadas a tristeza, arrependimento, pessimismo, medo e depressão. Se você repetidamente abraçar as situações de forma otimista e positiva, sejam quais forem, a sua mente estará tomada por essa positividade.

Você deve saber que não se trata de uma prática infalível, pois em alguns casos o peso das emoções cai sobre nós e fica mais difícil evitar a negatividade. Encare isso como um músculo do seu corpo: você só verá os resultados, se praticar exercícios repetidos com regularidade e, dessa forma, vai ganhar força mental. Assim, o mundo será visto com mais beleza e amor.

Neurônios-espelho

Seus pensamentos podem realmente dar forma à sua própria realidade, mas o que talvez não saiba é que os pensamentos das pessoas ao seu redor também podem contribuir para isso. Quando observamos alguém vivenciando emoção específica, nosso cérebro testa essa mesma emoção para tentar entender o que o outro está sentindo. Esta é a base da empatia, que por um lado pode ser muito bom, mas por outro também pode causar efeitos negativos.
Imagine um pensamento coletivo: quando a raiva coletiva influencia outros a irem contra um inimigo em comum, ou de forma mais simplificada, ouvir pessoas que repreendem a tudo e a todos para ter algum tipo de autovalidação. Mesmo que a princípio relute contra isso, você vai acabar aceitando esses pensamentos e agindo da mesma forma.

O fato é: infelizmente, a vida em alguns casos pode ser caótica. Porém, se você deixar esse caos te envolver por completo, permitirá que seu cérebro siga esse caminho, tornando-se uma pessoa amarga e exausta, ao invés de ser pessoa otimista e com amor no coração.

Esteja sempre com pessoas otimistas e com amor, ao invés daquelas negativas e amargas que sempre verão o lado ruim da vida. Isso não significa que você deve ignorar pessoas queridas que estão passando por momentos difíceis, ou muito menos criticar injustiças do mundo. O pensamento positivo também deve ser crítico, mas sem excessos e envolvimento.

O estresse pode matar

Negatividade, arrependimento, apego a desejos e reclamações sem sentido pode matar. É isso mesmo. Essas emoções negativas desencadeiam estresse, o seu cérebro fica sobrecarregado, e com isso, ele alimenta sinapses relacionadas a esses sentimentos ruins. O resultado: doenças, inclusive cardíacas.
O cortisol, hormônio que produzimos quando estamos estressados, em doses elevadas pode causar problemas de memória e aprendizado, acabar com a sua imunidade, diminuir a massa óssea, aumentar o seu peso e pressão sanguínea, além dos níveis de colesterol, fora os riscos de infarto. Foque o pensamento na positividade e alimente sinapses para isso!

O ponto de partida

O mundo pode ser um lugar caótico, mas estamos nele. Cada momento da sua vida tem o potencial para gerar outros que podem ser de dor e mágoa, fortalecimento e vitória, por mais difíceis que sejam. A escolha de como será a maioria dos momentos futuros depende de você.
Escolha se prefere viver no amor ou no medo. É claro que a vida vai te dar momentos desafiadores, como a perda de pessoas queridas, pois um dia todos vão morrer, o fim de um romance, momentos difíceis no trabalho, mas você não pode se apegar ao medo, arrependimentos e outras emoções negativas que vão disparar cada vez mais sinapses também negativas.

Por mais difícil que seja, não alimente esses momentos com emoções ruins, isso o tornará cínico, amargo, arrependido. Guie seus pensamentos de forma positiva e a vida o favorecerá. Ao enfrentar uma fase difícil, aceite-a. Diga: sim, isso é ruim, e o que posso aprender com isso? Como posso ser uma pessoa melhor? E como tirar forças de tudo isso para alcançar a felicidade?

Fique atento às lições aprendidas com seus fracassos. Cada dia pode ser melhor. Tente algo novo todos os dias, deixe o amor superar o medo e viva melhor. Quanto mais pensar dessa forma, mais feliz você será. Lembre-se: desencadeie sinapses no seu cérebro que o conduzam a uma vida plena.

Fonte: Psychpedia


Fale Conosco

Compartilhe nas redes sociais