Atendimento via Whatsapp

Toque para acessar

Cursos e Tratamentos de Apometria

Tratamentos Apomtricos em Campinas (SP)

O que Apometria?

Estudos sobre elementos psíquicos não são novidade.

A psiquiatria, a psicologia e a própria Doutrina Espírita os tem em grande quantidade. Porém, não haviam terapêuticas eficientes, de fácil assimilação e aprendizado, acessíveis aos necessitados em geral, até o aparecimento da Apometria, do Desdobramento Múltiplo e da Captação Psíquica.

A Apometria chegou ao apagar das luzes ao Segundo Milênio, quando já se ouvia os clamores daqueles que sentiam em si mesmos as angústias do momento de transição.

Quando Dr. José Lacerda de Azevedo, abriu as portas da Casa do Jardim, junto ao Hospital Espírita em Porto Alegre, RS, em 1965, anunciando a descoberta de uma nova técnica terapêutica, que denominou de Apometria, houve junto aos interessados, um movimento de alegria e de esperança, pelas possibilidades novas que apresentava.

Talvez naquele momento, Dr. Lacerda não tivesse idéia de quanto sua técnica avançaria e quanto benefício traria à humanidade sofredora e desesperançada. Esse modelo terapêutico se ampliou e, as técnicas de trabalho foram sendo remodeladas e ampliadas. Após 40 anos de pesquisas e experimentação, chegou-se às personalidades múltiplas e subpersonalidades, descortinando horizontes mais amplos, ricos, profundos e de uma compreensão maior sobre as propriedades dos inúmeros fenômenos gerados pelo psiquismo humano.

* APOMETRIA é uma marca registrada no INPI sob número 820821519 pela CASA DO JARDIM de Porto Alegre.(RS) - CNPJ 93.074.441/0001-09.

Como surgiu a Apometria?

A Apometria foi implantada inicialmente pelo farmacêutico-bioquímico porto-riquenho Dr. Luiz Rodrigues e recebeu primeiramente o nome de hipnometria, mas foi fundamentada e desenvolvida cientificamente pelo médico gaúcho dr. José Lacerda de Azevedo.

Dr. Lacerda nasceu em 12 de junho de 1919, em Porto Alegre. Cursou o Instituto de Belas Artes e depois se formou em medicina pela Universidade do Rio Grande de Sul, em 1950. Antes mesmo de tornar-se doutor, em 1947, casou-se com Yolanda da Cunha Lacerda, uma prima que só veio a conhecer na idade adulta e que se tornou mais tarde sua grande companheira de ideais.

Cientista e pesquisador nato, Dr. Lacerda sempre buscou respostas para o desconhecido e foi este desafio que o impulsionou a fundamentar cientificamente a apometria.

Tudo começou no ano de 1965, quando o pesquisador Dr. Luiz Rodrigues visitou o Hospital Espírita de Porto Alegre, local onde o dr. Lacerda participava de trabalhos de atendimento socorrista. O médico assistiu duas dessas sessões e ficou impressionado com as demonstrações de hipnometria, apresentadas pelo farmacêutico, que não se considerava espírita. Desde então, iniciou sérias investigações sobre o assunto. Resolveu fazer experiências e escolheu sua esposa, Yolanda, para dar início às investigações. Para tanto, cumpriu a metodologia preconizada pelo pesquisador porto-riquenho. Logo constatou a eficiência da técnica, embora tenha preferido adotar a expressão grega Apometria. "APÔ" significa "além de" e "METRON" se refere à "medida" por julgar mais apropriado ao invés de Hipnometria, já que não havia a presença de sono durante a aplicação da técnica.

Esse foi o ponto de partida para que o médico passasse a pesquisar cada vez mais o assunto com o objetivo de socorrer os enfermos e implantar a terapêutica espiritual. Os estudos cresceram mesmo quando o Dr. Lacerda recebeu um convite do presidente do Hospital Espírita de Porto Alegre, Conrado Ferrari, para assumir a Divisão de Pesquisas e levar em frente os experimentos apométricos. Para que o grupo pudesse intensificar os experimentos, o trabalho foi implantado em uma casa que, inicialmente era designada para abrigar os próprios funcionários do hospital. Pelo fato da casa ser rodeada de flores e vegetação exuberante ficou conhecida como a Casa do Jardim.

Por muitos anos, as pesquisas foram crescendo e se aprimorando. Na década de 80, os trabalhos de Apometria se expandiram, principalmente na região sul do país. Em 1990, surgiu a ideia de um encontro de grupos de Apometria e, em 1992, o projeto se concretizou. Criou-se a Sociedade Brasileira de Apometria, com o objetivo de promover o intercâmbio entre os grupos e difundir o conhecimento sobre a técnica apométrica.

Em decorrência do empenho em expandir o assunto, o médico gaúcho publicou dois livros: Espírito/Matéria - Novos Horizontes para a Medicina e Energia e Espírito. O primeiro está com a edição esgotada.

Dr. Lacerda desencarnou em 1997. Porém, o resultado do seu trabalho permanece.

A Tcnica Apomtrica

Por Apometria, entende-se o conjunto de procedimentos terapêuticos fundamentados em 13 leis. A técnica apométrica baseia-se na tese do Desdobramento do Corpo Astral, sem relação com a mediunidade. Sua ação se faz por meio de impulsos coordenados por um operador encarnado, movido pelo conhecimento, determinação e pela força de vontade.

O tratamento pode ser aplicado por um grupo de pessoas imbuídas de espírito humanitário (incorporadores e esclarecedores) de forma gratuita, em casas espíritas e espiritualistas.

Faculta a possibilidade de:

- Acessar e identificar a presença de espíritos perturbadores ou fontes de perturbação gerada por espíritos.
- Investigar a causa de muitas patologias complexas e de difícil diagnóstico pelos sistemas convencionais, com origem no campo espiritual e anímico.
- Trazer novas interpretações para determinados sintomas tidos como delírios ou alucinações persecutórias.
- Tratar com relativa facilidade, uma gama de patologias, sintomas, conteúdos e cargas emocionais pretéritas reprimidas.
- Identificar e transformar padrões negativos ocultos, dos campos espirituais e mentais.

Dessa forma, a Apometria é uma excelente ferramenta de trabalho que visa não só a cura do atendido, mas a transformação da conduta do indivíduo.

Aceitao da Tcnica Apomtrica

O desconhecimento, a má vontade e o desinteresse de algumas pessoas sobre como utilizar-se da técnica apométrica tem provocado considerável atraso na sua disseminação e no seu desenvolvimento, o que prejudica o trabalho de socorro de encarnados e desencarnados nas diversas casas espíritas e espiritualistas.

A causa principal foi e ainda é a divulgação inadequada, somado ao relato de algumas opiniões desfavoráveis, emitidas por pessoas supostamente qualificadas, que não a experimentaram, não levaram seu estudo a sério ou a praticaram de forma inadequada até mesmo com a intenção de desqualificá-la por receio de algum suposto prejuízo à Doutrina Espírita, embora saibamos que, por definição, o Espiritismo é uma doutrina abrangente e evolutiva, uma ciência de observação e naturalmente desvinculada de dogmas cegos de posturas.

Por ser uma ciência que trata da natureza, origem e do destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal, sabiamente Kardec a conceituou como uma ciência de observação, o que nos autoriza a lançar mão de artifícios experimentais, com o objetivo de devassar a realidade espiritual que nos cerca e nos impulsiona a começar pelo estudo do psiquismo e dos corpos perispirituais.

Apometria x Doutrina Esprita

As tcnicas apomtricas no esto ligadas Doutrina Esprita por serem recursos teraputicos, que auxiliam no tratamento espiritual, aplicados com a finalidade de aliviar o sofrimento das pessoas, mas que no possuem relao com a essncia da doutrina.

  • Pode servir aos seus propsitos ao ser aplicada nos tratamentos desobsessivos nas Casas Espritas, tanto quanto o passe e a gua fluidificada
  • No servio da fraternidade nas atividades espritas, quando envolvem o esprito com Amor Fraterno, e orienta o Homem para reformulao de conceitos e possibilidades de um novo caminhar evolutivo.
  • Quando praticada por pessoas trabalhadoras, estudiosas e esclarecidas, em prol dos sofredores encarnados e desencarnados e aplicadas com critrios ticos.

Fale Conosco

Compartilhe nas redes sociais